quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

VANGUARDA EUROPEIA


I – OS VÁRIOS -ISMOS                                                                                              

As principais manifestações artísticas do início do século XX foram fundamentais para o desenvolvimento do Modernismo literário. Costuma-se chamar de Vanguarda Européia o conjunto de movimentos artísticos, não só na literatura, mas também na pintura e escultura, que apresentavam no início do século XX o comum desejo de renovação, de rompimento com as estéticas tradicionais. Vanguarda européia é rebeldia, é negação.

Veja quais foram esses movimentos:

* FUTURISMO
* EXPRESSIONISMO
* CUBISMO
* DADAÍSMO

* SURREALISMO

  O Futurismo foi o primeiro movimento de vanguarda, chocando com sua rebeldia toda a população da época. Característica marcante do Futurismo: a velocidade, o movimento e a força das máquinas representados nas fortes cores e traçados. O principal representante do Futurismo foi o escritor italiano Marinetti, que, na literatura, pregava a destruição da sintaxe, o menosprezo pela pontuação. Para esse autor tudo deveria ser novo e rápido, seu desejo era a exaltação da vida moderna e o rompimento total com o passado.
   O próximo movimento é de origem alemã e caracteriza-se pela expressão do mundo interior, pela expressão das imagens independentemente dos conceitos de beleza. O importante era a expressão, daí ser conhecido comoExpressionismo.
     Na pintura, as formas geométricas e os objetos vistos sob vários ângulos simultaneamente caracterizam oCubismo.
Veja as características do Cubismo na literatura:
* Ilogismo
*Linguagem caótica
* Tempo presente
* Humor
    O Dadaísmo é considerado por muitos, o mais radical de todos os movimentos da Vanguarda Europeia. Ele era a negação de todos os valores culturais existentes há séculos. O dadaísmo é a estética do absurdo, do incoerente, do ilógico, a começar pelo próprio nome. Quando indagado sobre o significado da palavra dada, criado por Tristan Tzara.
   Os escritores surrealistas, influenciados pelos estudos de Freud, mostraram grande interesse pelo inconsciente humano e pelo sonho, considerado a expressão máxima da liberdade humana. Através do sonho o homem estava livre de toda crítica, de toda censura e principalmente da lógica.

Poema Dadaísta

“Pegue um jornal.
Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
Recorte o artigo.
Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.
O poema se parecerá com você.
E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público”.
                                                                           Tristan Tzara
Texto Surrealista
As realidades                      (fábula)



Era uma vez uma realidade
com suas ovelhas de lã real
a filha do rei passou por ali
E as ovelhas baliam que linda que está
a re a re a realidade.

Na noite era uma vez
uma realidade que sofria de insônia
Então chegava a madrinha fada
e realmente levava-a pela mão
a re a re a realidade.



No trono havia uma vez
um velho rei que se aborrecia
e pela noite perdia o seu manto
e por rainha puseram-lhe ao lado
a re a re a realidade.

CAUDA: dade dade a reali
Dade dade a realidade
A real a real
Idade idade dá a reali
Ali
A re a realidade
Era uma vez a REALIDADE.
                                                 Louis Aragon


Poema Expressionista
Decomposição deslizando pelo quarto podre;
Sombras no papel de parede amarelo; em escuros espelhos se
Curva a tristeza ebúrnea de nossas mãos.
Pérolas marrons correm pelo dedos falecidos.
No silêncio
Abrem-se azuis os olhos-papoula de um anjo(...)                          Georg Trakl. De porfundis.

Poema futurista

Eia!eia!eia!
Eia eletricidade, nervos, doentes da Matéria!
Eia telegrafia-sem-fios, simpatia metálica do Inconsciente!
Eia túneis, eia canais, Panamá, Kiel, Suez!
Eia todo o passado dentro do presente!
Eia todo o futuro já dentro de nós!eia!
Eia!eia!eia!
Frutos de ferro e útil da árvore-fábrica cosmopolita!
Eia!eia!eia, eia-hô-ô-ô!
Nem sei que existo para dentro. Giro, rodeio, engenho-me.
Engatam-me em todos os comboios.
Içam-me em todos os cais.
Grito dentro das hélices de todos os navios.
Eia!eia-hô eia!

Eia!Sou o calor mecânico e a eletricidade! (...)

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